terça-feira, 14 de abril de 2009

quem somos

A ideia
A r:\ciclo propõe-se elaborar criações de design contemporâneo, recuperando a prática de reciclagem de tecidos conforme ensinamentos antigos – quando havia que promover a economia doméstica, reutilizando e transformando as peças de vestuário.


“… Eu herdava-lhe as camisas de monograma, um F e um E cuidadosamente bordados, camisas adaptadas pela minha mãe ao meu tronco de rãzinha adolescente, F e E que, ao despir-me para a ginástica, no liceu, apareciam, de pernas para o ar, na fralda, nas costas, nos sovacos, devido às cirurgias de tesoura e agulha da autora da minha existência. Às segundas e quintas-feiras uma assembleia de colegas rodeava-me no vestiário, fazendo apostas sobre a localização das letras. O Cavaco recolhia o dinheiro. Lembro-me da manhã em que ganhou um diabético albino que jogara dez tostões na nuca. A minha mãe, infelizmente, nunca se lembrou de fazer fortuna com este totoloto de popeline. E o tio Eloy tornou-se, sem saber, o ídolo do 4.º A. …”

António Lobo Antunes – Livro de Crónicas

O produto
A r:\ciclo produz sacos de mão em tecido a partir de peças de vestuário. São objectos de linhas simples, dando especial atenção ao material de que são confeccionados, tirando partido dos pormenores mais marcantes de cada peça. Estas são criteriosamente seleccionadas, sendo escolhidas para o exterior peças com cortes marcantes, que depois de retalhadas são montadas de forma planificada, como se de um puzzle se tratasse. Para o forro são utilizadas peças com tecidos mais leves, proporcionando o conjunto final um exemplar único.


Outro modelo
As pessoas criam uma relação afectiva com certas peças de roupa, que teimam em não deixar os seus armários, chegando a ir parar ao monte do “dar” mas, quando o bichinho da nostalgia se apodera de si e agarra àquela roupa, como se dela dependesse toda a sua existência – esta regressa ao armário para lá ficar até à próxima estação. A r:\ciclo propõe dar nova vida a essas peças de roupa de que tanto gostamos, sem que delas nos tenhamos de separar, transformando-as em sacos de mão.
Contactos

7 comentários:

  1. Reciclar é a forma mais positiva ,economica e alegre de prepetuar aquilo de que mais gostamos.
    Tenho como grande estimação no meu armario duas peças de vestuario que para mim são muito especiais , não consigo desfazer me delas e faço questão de as ter sempre num lugar de destaque onde de vez em quando vou olha-las com a maior nostalgia e saudade.
    - Um par de meias verde que tinha postas nos pés na altura do parto do meu filho mais velho ( já com 23 anos) e que de alguma forma sempre relacionei a côr verde ,côr da esperança , com a esperança de uma vida feliz . A segunda peça são umas calças "salopetes" de ganga que fizeram a "farda" da gravidez do meu segundo filho ,no principio largas e folgadas passado uns tempos já com as medidas certas e no final do tempo já bem justas e com os botões de lado todos desapertados , com elas vivi durante 9 meses com a esperança de uma enorme felicidade esperando com ansiedade o dia do seu nascimento.
    Será que me poderia fazer um saco com estas duas peças ? Seria uma optima maneira de poder agora continuar a usar duas peças de roupa de que tanto gosto e que actualmente não tem qualquer tipo de utilidade .

    ResponderEliminar
  2. Em resposta ao seu pedido, claro que podemos fazer o saco, as “salopetes” são uma peça óptima, habitualmente têm grandes bolsos que dão um bom efeito para os sacos e têm bastante tecido, embora os sacos não sejam grandes, necessitamos também de tecido para as alças, que são duplas. Para o forro se tiver uma camisa seria o ideal, mas caso não tenha, utilizamos peças nossas. Ficamos a aguardar que nos envie os seus dados para r.ciclo@netcabo.pt
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Par onde posso enviar as peças de roupa?
    Posso mandar-lhe por correio? Qual a melhor forma ? Eu vivo em Evora

    ResponderEliminar
  4. Nós estamos em Cascais, mas vamos todas as semanas a Estremoz, é uma questão de se combinar.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. olá. Sou amiga da Janet q me deu o teu contacto. Na realidade, tivémos a mesma ideia com finalidades diferentes... eu estraçalho as peças de roupa usadas, rotas, rasgadas e transformo em colares... o meu blogue é www.couve-do-mar.blogspot.com ... Gostei muito das tuas peças. Abraço

    ResponderEliminar
  6. Que boa ideia para aproveitar todas as roupas que tiveram as suas "horas de glória" em casamentos e festas e que agora após 20 anos e mais 10 kilos, não servem nem á dona, nem ás novas gerações que já não sabem vestir bem !
    Vou contactar por mail.Um abraço.
    Uma Avó Elegante.

    ResponderEliminar